Blog DSF Advogados

Uso do ChatGPT e as Políticas de uso para sua Empresa

19/07/2023

O assunto sobre Inteligência Artificial (IA) nunca foi tão comentado como em 2023, a tecnologia tem se mostrado cada vez mais importante para os negócios, proporcionando uma série de benefícios e oportunidades para o dia a dia das empresas. Hoje existem diversas ferramentas de inteligência artificial disponíveis no mercado, porém a mais falada ainda é a ferramenta criada pela empresa Open IA chamado Chat GPT.

O nome CHAT GPT, decorre das palavras CHATBOT somado do acrônimo Generative Pre-trained Transformer (GPT). Ainda existem muitas dúvidas sobre a utilização da ferramenta por empresas sobre o cuidado dos dados gerados e as políticas de privacidade incluídas na ferramenta. Por esse motivo, fizemos a análise dos termos de uso da plataforma para facilitar o entendimento do que está previsto quando utilizamos essa ferramenta.

Requisitos de acesso: 
Para utilização da ferramenta é necessário ter no mínimo 13 anos de idade e todos os menores de 18 anos devem ter autorização legal dos pais ou representantes legais para utilização.

Responsabilidade do usuário:
Os usuários são responsáveis por suas interações e ações ao usar o Chatgpt. A utilização da plataforma não deve ser feita para disseminar informações falsas ou gerar informações que possam de qualquer forma prejudicar terceiros ao publicá-las.

Sobre a autoria e compartilhamento dos conteúdos:
Para a plataforma Chatgpt o conceito de “conteúdo” é a soma das perguntas (entradas) e respostas (saídas) feitas pelo usuário. Dessa forma, o usuário é o proprietário por todos os resultados de “entradas” e “saídas”, podendo utilizar os conteúdos gerados para qualquer finalidade, inclusive para fins comerciais. 

Uma informação importante é que a ferramenta deixa claro que perguntas parecidas podem gerar os mesmos resultados e pergunta iguais podem gerar respostas diferentes, ou seja, não há garantia sobre o resultado das consultas. Importante destacar que caso outros usuários façam perguntas iguais ou parecidas com a suas, os resultados gerados serão de cada usuário que utilizou a ferramenta, por esse motivo não há qualquer restrição sobre o direito autoral das criações de cada usuário.

Privacidade e segurança das informações:
Os termos de uso deixam claro que pela natureza de machine learning (aprendizado em máquina) todos os dados inseridos no Chat GPT poderão ser utilizados para melhorar a inteligência da plataforma. Dessa forma, não há como garantir como e onde serão utilizados os dados inseridos, apenas há a garantia que os dados não serão compartilhados com terceiros.

Uma informação importante é que todo “feed back” ou sugestão feita para o Chat Gpt poderá ser utilizado para melhoria da plataforma sem que haja qualquer retribuição ao usuário que tenha eventualmente sugerido a melhoria.

Precisão e veracidade das informações:
Devido ao sistema da inteligência artificial e o machine learning estarem em rápida evolução, a OpenIA não garante a precisão das informações geradas pelo Chat GPT, que em muitas situações pode gerar respostas erradas ou desatualizadas, cabendo a cada usuário avaliar a precisão das informações apresentadas.

Sobre este ponto, a recomendação quando utilizada a plataforma é que cada usuário tenha a capacidade de criticar ou interpretar o conteúdo criado para saber se de fato os conteúdos são confiáveis.

Limites de responsabilidade:
Os termos de uso da plataforma possuem a previsão que todo usuário deverá indenizar a OpenIA sobre qualquer processo ou pedido que ocorra em decorrência da utilização dos resultados do ChatGPT.  Neste sentido, os termos de uso criam uma isenção de responsabilidade para garantir que os serviços da plataforma são oferecidos do jeito em que se encontram, não garantindo ao ChatGPT qualquer garantias sobre a qualidade, interrupção e erros dos serviços oferecidos aos usuários.

Além disso, há uma previsão onde a OpenIA não será responsabilizada direta ou indiretamente por qualquer dano ocasionado aos usuários. Em uma tradução literal, há a previsão de uma indenização pela OpenIA  ao usuário na seguinte forma: “A responsabilidade é limitada ao valor que você pagou pelo serviço que deu origem à reclamação durante 12 meses a contar do fato gerador da reclamação ou a 100 Dolares”.

Sugestão para utilização da inteligência artificial na sua empresa

Se a sua empresa utiliza ou pretende utilizar qualquer plataforma de Inteligência Artificial para os seus negócios, alguns cuidados são necessários:

1. Política internas para utilização da plataforma: Orientar e treinar os seus funcionários sobre a quando e como poderão utilizar a plataforma.
2. Revisão humana dos conteúdos: Revisar todas as criações geradas pelo ChatGPT antes de tornar os conteúdos públicos. 
3. Transparência: A transparência sobre a utilização da plataforma é fundamental para que os colaboradores e clientes tenham conhecimento sobre a interação com uma inteligência artificial.


Parceiros